domingo, 17 de março de 2013

As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.


No processo inicial da construção do conceito de número, é fundamental que o educador auxilie seus alunos, criando estratégias adequadas para ampliar os conhecimentos já adquiridos por eles anteriormente.Para ter maior influência no processo de intervenção (no sentido de criar cidadãos matematicamente letrados),o professor deve observar, avaliar,recolher informações vivenciadas pelos alunos e ainda reconhecer se evoluem constantemente.
Segundo o Referencial Curricular Nacional,(RCN, vol.3,pag.212) "Ao se trabalhar com conhecimentos matemáticos, como com o sistema de numeração, medidas,espaço e formas,etc. por meio da resolução de problemas, as crianças estarão consequentemente desenvolvendo sua capacidade de generalizar, analisar, sintetizar,inferir, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar".
Apoiado nesses dizeres, o educador encontra várias possibilidades de intervenções junto ao educando por meio de atividades pedagógicas na qual são proposta situações onde a criança se expressa quando fala, dramatiza, desenha, canta, cria, etc. então, o professor discute as várias alternativas para a resolução dos problemas, desafiando seu aluno, levando-o a raciocinar sobre como  fará para soluciona-los, logo, a expandir seus conhecimentos.
Portanto,conclui-se que ao mediar a construção do conceito de número,o educador não trabalha mecanicamente as quatro operações matemáticas, ele propõem atividades lúdicas  na qual  a criança brinca, se diverte e cria conhecimentos.