domingo, 9 de junho de 2013

APRENDENDO MATEMÁTICA COM MERCADINHO EM SALA DE AULA.

Conteúdo: As quatro operações matemáticas básicas;
Objetivo: Compreender as quatro operações matemáticas, na prática, comprando e/ou vendendo produtos, voltando troco e dividindo entre os colegas;
Metodologia: 
Os alunos com o auxilio do educador, produzem as moedas e os dinheirinhos de papel, ou podem ser comprados, trazem os produtos domésticos de casa;
Em sala, são fixados os preços dos produtos  pesquisados pelos alunos previamente.
O mini-mercado é montado com o auxilio das carteiras onde são expostas as mercadorias.
O trabalho é desenvolvido com a participação de dois alunos: 
Ø  1º- Caixa: soma, recebe e volta  troco se necessário.
Ø   2º-Cliente: compra,confere os valores dos produtos e total da compra e paga.

O caixa soma o valor das mercadorias utilizando  lápis, caderno e borracha. Invertem-se os papéis na sequencia; o cliente passa a ser caixa e o caixa passa a ser cliente. Esta atividade é realizada com todos os alunos da sala.