As atividades foram proposta a
uma criança de 08 anos, que está no 3º ano do ensino fundamental; O aluno
comentou que não conhecia o ábaco, então o grupo explicou que o ábaco iria auxiliá-lo
nas atividades de contagem, adição e subtração; A seguir, demonstramos como
trabalhar com o ábaco, explicamos que a primeira casa correspondia à
unidade, a segunda correspondia à dezena, a terceira correspondia à centena, a
quarta correspondia a unidade de milhar.
Ao iniciar a atividade
proposta, o grupo retomou como utilizar as casas e percebeu insegurança por
parte do aluno na primeira questão, pois ao realizar a atividade, olhou diversas
vezes para os integrantes do grupo e ao terminar perguntou se estava certo. Questionamos
sobre a representação e ele explicou apontando para a questão, então dissemos que
estava correto. Seguimos então para mais duas questões.
_ O que você achou de trabalhar a matemática com o auxilio do ábaco?
R:
Depois que fiz algumas atividades, ficou mais fácil somar e subtrair, mas no
começo, achei confuso.
_ Por
que você achou mais fácil realizar as atividades
Utilizando
o ábaco?
R: É legal fazer atividades com o ábaco porque
posso ver, pegar, colocar e tirar
as peças e ai a matemática fica mais fácil.
_ O que você gostou mais ao trabalhar
a matemática com o ábaco?
R: Gostei muito, porque não é só fazer contas, parece um jogo, é
colorido e quanto mais eu uso, mais rápido eu consigo fazer da próxima vez.
Conclusão: A criança apresentou
interação e compreensão das casas decimais
com a utilização do ábaco, percebeu a possibilidade de realizar diferentes operações
e observou que quanto mais praticasse, mais fácil seria fazer as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário